dicas dos motores a diesel:
10 Dicas muito importantes.
1. Se optar pela utilização de combustível de biodiesel.
O combustível de biodiesel tem sido apontado como uma das alternativas mais ecológicas, e é cada vez mais apreciado por.
2. Evitar o arrastar do automóvel e veículos a diesel.
O arrastar de um carro pode ter efeitos negativos sobre a eficiência do combustível num motor a diesel.-
Uma das maiores causas de arrasto está relacionada com a condução de um automóvel com os vidros abertos,-
especialmente quando este viaja a uma velocidade superior a 55 km/h. Ao fazê-lo, estará a criar uma maior-
resistência ao andamento natural do veículo, principalmente se existir mais do que uma janela aberta. Para-
reduzir os níveis de consumo de combustível, opte por conduzir o seu veículos com a janela totalmente aberta,-
uma vez que isso já é o suficiente para criar uma brisa ligeiramente refrescante.
3. Utilizarmos o menos possível de ar condicionado:
A condução de um automóvel ou veículos pesados,com o ar condicionado ligado, implica que o motor a diesel tenha um auto-
desempenho menos eficiente. Esta situação acontece porque o motor do automóvel é forçado a distribuir-
a sua potência para a circulação do veículo é para o funcionamento de outros componentes, como por-
exemplo o ar condicionado. Em vez disso, se pretender, pode ligar o ventilador no frio para que não exista uma dispersão-
do poder do motor a diesel.
4. Verificar a pressão correta dos pneus:
Todos os automóveis e veículos diesel apresentam um melhor desempenho na estrada quando os pneus estão corretamente-
calibrados. Como tal, deve utilizar um calibrador de pneus para verificar a pressão dos mesmos e-
comparar os resultados com a informação que consta no manual do fabricante. É muito mais importante-
realizar uma revisão periódica de um automóvel e das suas peças constituintes e o verificar da-
pressão dos pneus é um dos aspetos mais importantes a ser realizado. Ao fazê-lo estará a zelar-se
pela sua segurança e pela eficiência do motor do automóvel, o que lhe vai permitir percorrer-
um maior número de quilômetros com o mínimo de desgaste-
possível.
5. Aprender uns bons hábitos na condução veicular:
Um dos fatores que mais afeta a eficiência de um motor diesel é a forma de condução de cada-
automobilista. Ao desenvolver bons hábitos de condução, aumenta consideravelmente a-
eficácia de um motor a diesel e melhora a média de consumo de quilômetros por litro.
Dos bons hábitos de condução que deve realizar, destacam-se os principais:
Não realizar acelerações brusca ou travagens súbitas, uma vez que estas conduzem para o
ao aumento no consumo de combustível;
Utilizar corretamente a caixa de velocidades e utilizar a marcha mais
adequada à velocidade a que o seu veículo transita;
Encontrar uma velocidade regular de cruzeiro e manter-se-
muito fiel a ela.
6. Colocar os aditivos corretos no combustível:
A colocação de aditivos no combustível permite aumentar a eficácia de um motor a diesel.
Esta é uma prática muito comum, especialmente se o combustível a diesel for de má qualidade.
Por exemplo, ao adicionar querosene, estará a melhorar a média de quilômetros por litro-
efetuada pelo seu veículo e, ao mesmo tempo, estará a reduzir as emissões de dióxido de-
carbono para a atmosfera. Tenha em consideração que antes de comprar qualquer tipo de-
aditivo, deve realizar uma pesquisa exaustiva para ter a certeza que realmente funciona,-
pois só assim conseguirá retirar o máximo desempenho da sua viatura.
todos os automobilistas.
A sua utilização permite uma redução drástica das emissões de dióxido de carbono para a-
atmosfera, o que reduz substancialmente a pegada de carbono da sua viatura. Se pretender,
é possível fazer o seu próprio biodiesel, no entanto, deve ter em consideração que este-
tipo de combustível não lhe permite fazer o mesmo número de quilômetros do diesel comum.
Ambos possibilitam um ótimo desempenho na estrada, contudo, o biodiesel pode ter uma muito baixa-
eficácia mais baixa quando comparado com o gasóleo.
7.Agora a qualidade dos combustíveis:
A utilização de combustível com procedência confiável é fundamental para o perfeito-
funcionamento do motor e para o bolso do consumidor. Na verdade, a maioria todos os-
condutores é ter uma sensação de economia ao se deparar com preços abaixo todo o-
praticado no mercado, o que é um engano, já que o combustível adulterado ou-
de má qualidade causa graves danos ao motor e em os outros componentes de todo o motor a-
alimentação do veículo, fazendo com que o proprietário tenha grandes-
prejuízos quando chega às oficina.
Atualmente as grandes redes de postos oferecem programas de acompanhamento e-
controle de qualidade do combustível, que garantem a confiabilidade desses-
produtos através de testes em laboratórios e treinamento para os responsáveis-
pelo recebimento e armazenamento. No caso do Diesel, consideramos que o-
combustível é adulterado quando suas características foram modificadas-
intencionalmente, com a intenção de lesar o consumidor como, por exemplo,
a adição de óleos vegetais mais enxofre.
8.Aquecer muito o motor veicular:
lembrando muito a necessidade de deixar o motor funcionando por poucos minutos antes-
de sair para poder encher o sistema de ar e freio do caminhão, fazendo com que os-
balões de ar comprimido se completem. Entretanto, não há necessidade de manter-
o motor funcionando com o veículo parado por mais tempo, pois não muda em nada não adianta-
no aquecimento do veículo.
Esquentar o motor antes de partir é um costume herdado da época em que os-
caminhões não tinham injeção eletrônica e os óleos lubrificantes não eram -
tão viscosos. Muitos acreditam ser necessário manter o motor ligado por -
até 15 minutos antes de rodar com o veículo - um costume sem justificativa,
Sabemos que caminhão se aquece rodando, pois há diversos componentes-
que parados não recebem calor e aquecimento, como rolamentos, freios,
embreagem, caixa de transmissão, eixo traseiro, entre outros.
Não adianta aquecer por 10 minutos parado e depois sair cambiando-
em altas rotações, ou forçando o caminhão, explicado:
9.Emblemas de todos os modelos de caminhões:
Você sabe o significado do emblemas dos caminhões Mercedes Benz?
Os nomes dos Caminhões Mercedez-Benz não surgiram do nada, existe-
um significado para os números, por exemplo o modelo "1935" um dos-
mais conhecidos, o "19" quer dizer o peso bruto total do caminhão-
(no caso, somente do cavalo), 19.000Kg, e o "35" quer dizer a potencia-
em cavalos a vapor, 350 cavalos, então, em todos os caminhões, fica-
facil distinguir peso e potencia, os dois primeiros números são o-
peso, e os dois últimos a potencia, sempre acrecenta 3 zeros no final-
dos dois primeiros números, e 1 zero no final dos dois últimos números,
assim: 1935, 19.000Kg e 350 cavalos, no modelo 608 ocorre a mesma coisa,
o zero só esta ali para dizer que ali não existe nada, assim sendo:-
608, 6000Kg e 80 cavalos, a mesma regra vale desde a Sprinter-
(menor veículo de carga da Mercedes) até o modelo Axor 2644(maior veículo de carga)-
os nomes Atego, Axor, Acello, Actros, vieram para diminuir a confusão causada por-
tantos números, afinal, existem muitos caminhões com a mesma cabina do 1113 por-
exemplo, o que gera muita confusão por exemplo, na hora da revenda, 1929, 1932,-
1933 e 1934 tem todos a mesma cabina, e a nova linha Axor tem um modelo de sigla-
1933 no mercado hoje com a aparência do Axor, os nomes vieram justamente para isso,-
Axor é a família de pesados da marca, Atego, os semi-pesados, com motores de 180-
cavalos mecânicos por exemplo, e Acello, os caminhões leves, como o 915.
10. A coreias de todos os motores:
As Coreias são responsáveis por fazerem o sincronizar das polias ou de simplesmente faze-las girar.-
Por isso devemos ter um certo cuidado especial com elas e por não ter uma vida útil muito longa.
o correto é trocar ou revisar a cada 100.000km.(caminhão- camionete e automóveis)