e por um compressor ligados mecânica-mente por um eixo.A turbina alimentada pelos
gases de escape que estão a elevadas temperaturas movimenta o compressor.Este
por sua vez aspira a mistura ar/combustivel ou somente ar,Forçando-a dentro do
cilindro.
Para motores de aviação,E para aqueles que operam em altitudes elevadas,A superalimentaçao
é necessária devido á rarefação do ar.
Tendo em vista a proximidade entre a turbina e o compressor os gases de escape
a elevadas temperaturas aquecem o ar introduzido no motor fazendo
com que a sua eficiência volumétrica diminua.
Em alguns motores, para compensar essa diminuição
de eficiência volumétrica e para aumentar ainda mais
a sua potência,O ar antes de ser introduzido no
ar/ar ou ar/água para diminuir a sua temperatura, aumentando
assim a sua densidade.Para aplicação veicular o mais usual
é o sistema ar/ar, enquanto que para os motores estacionários
normalmente se usa o sistema ar/água.
superalimentação:
A potência máxima desenvolvida por motores á combustão interna
pode ser aumentada com a elevação da pressão de admição.
Este aumento é obtido com a aplicação de um sistema denominado
Superalimentação.Este processo consiste em forçar para
dentro do cilindro a mistura ar/combustivel ou somente ar no motor
ciclo Diesel.
Elevando-se a densidade do ar, através do aumento da pressão
de admissão,consegue-se um acréscimo de eficiências térmica
e volumétrica, alcançando-se dessa forma um aumento do
rendimento do motor e diminuição do seu consumo especifico
de combustivel.
A superalimentação pode ser obtida com a utilização de dispo-
sitivos chamados Superalimentadores que podem
ser acionados mecânica-mente ou por meio dos gases de escape.
Os superalimentadores acionados mecânica-mente,por meio de
engrenagens,correias,etc.,São denominados Compressores volu-
métricos.Aqueles acionados pelos gases de escape são
denominados turboalimentadores,e são os mais empregados
atualmente.
troca de turbo AQUI...
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